O Projeto

O papel que a Biblioteca tem assumido no nosso Agrupamento, não só na área da leitura mas também na formação para as literacias, leva-nos a empreender este projeto para responder às necessidades dos alunos e dos docentes. 

Num primeiro ano, desenvolve-se no sentido de privilegiar um trabalho articulado com a sala de aula e nas turmas do 7ºano (nas quais se implementa o projeto piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular) na disciplina de OFC, constituindo-se a Biblioteca Escolar como um parceiro fundamental para a diversificação de estratégias de ensino e de aprendizagem. 
Dado que esta disciplina é lecionada quinzenalmente e, em parceria, pelos professores de Inglês e Espanhol, a equipa inicial do projeto decidiu desenvolver as ações/atividades nas duas línguas.

Ainda numa primeira etapa, este projeto desenvolve-se com os alunos do 3º/4º ano do Escola EB1 de Portel que, apesar do nível de iniciação de aprendizagem da língua inglesa, podem começar a comunicar de uma forma simples e acompanhar a sequência de pequenas histórias conhecidas.  

Num segundo ano, o projeto será alargado a todos os alunos do 4º, 5º e 8º anos, o que permitirá avaliar os impactos do projeto, em diferentes momentos da aprendizagem da língua. Propõe-se ainda a possibilidade de um intercâmbio com interlocutores de outras nacionalidades. 

Comentários